Franja - Faça a sua e entre na onda!


Bom gente, vamos à elas: as franjas.

Confesso que andar com os cabelos na moda não é exatamente meu forte. Eu acabo sempre optando por um corte básico e tudo fica por assim mesmo. Mas há algum tempo adotei a franja. Faz pouco mais de um mês. Na verdade, não cortei a franja por ter desejado assim, digamos que precisei consertar um corte que fizeram em mim e não deu muito certo. A mulher fez uma franja que ficava curta demais para prender atrás da orelha (ou seja, ficava caindo nos olhos) e comprida demais para que não ficasse nos olhos. O que fiz foi, num belo e friodia gaúcho, pegar minha mega tesourona e arriscar uma franja. Pior do que estava, não ia ficar. E não é que deu certo! Gostei do resultado. Como tenho rosto oval, deu uma afinada, e de quebra fiquei com um aspecto mais jovial (é o que me dizem, que agora pareço mais menininha ainda, rs).

A franja chegou de mansinho, conquistando as mulheres mais modernas, e logo fez um "leva" nas celebridades e, como sabemos, tudo o que aparece em novela aqui no Brasil, vira mania nacional. Que o diga a Alinne Moraes, rs. Segundo cabelereiros, a franja cai bem para qualquer tipo de cabelo e rosto, variando apenas o comprimento e formato, dependendo destas características. A única ressalva é para quem tem cabelos cacheados, mas caso a vontade seja grande, não é algo que uma chapinha ou escova não resolvam!

Bom, a parte a seguir eu retirei do site Minha ida (que será linkado abaixo) e acho bastante válido, dêem uma lida, é uma conversa com o cabelereiro paulista Paulo Persil, do Salão RW Persil Hair Design (gente, cabelereiro como eu disse, é coisa de pobre, agora temos hair designers, hair stylist's, coiffeur's, etc, ahahahahaha). Bom, e lá vamos nós:

Franja e o formato do rosto
Rosto redondo: corte a franja na diagonal, desfiada e longa para equilibrar as formas.
Rosto longo: prefira um comprimento que ultrapasse a linha dos olhos. Assim a franja pode ser usada na diagonal, aberta ao meio ou mesmo puxada para frente, desde que bem desfiada.
Franja falsa: fica bem no rosto redondo ou muito longo. Também é uma alternativa para disfarçar diferenças de comprimento no cabelo
Franja reta ou cheia: funciona em rosto quadrado, triangular ou até mesmo triangular invertido, ou seja, aquele tipo de cabelo que nasce na testa e tem caimento muito baixo, próximo à sobrancelha.

Corte de manutenção
Se você acertou no corte, com certeza vai querer manter. Então pode marcar na agenda uma visita ao cabeleireiro a cada dois meses. E isso não varia de acordo com o tipo de franja, é regra não importa o modelo que você escolher.
Linda no dia-a-dia
Os cuidados diários entram para a rotina de toda mulher, não se ela tem fios lisos ou cacheados. No caso de cabelos lisos, basta dar uma ajeitada com o secador, usando a mão. Cabelos com ondulação pedem escova, que modele a franja a seu gosto (lisa para frente, na diagonal ou desestruturada).

Efeito salão de beleza
Uma escova no estilo meu cabeleireiro quem fez tem um segredinho. Simples, mas muito eficaz: passe um pouco de mousse (quantidade do tamanho de uma moeda de um real) antes de usar o secador. Terminando, aplique uma gotinha de pomada ou cera para definir o penteado. Mas tem de ser mesmo uma gotinha, ou o cabelo endurece e fica muito oleoso ,diz Paulo. Isso ainda dá fim nos arrepiados que podem surgir com o uso do secador.

Idade certa
Muita gente pensa que franja é coisa de adolescente. Não mais: ela, inclusive, ajuda a disfarçar as ruguinhas na região dos olhos e as linhas de expressão da testa. O segredo está na escolha do corte adequado para o seu rosto e na quantidade de fios sobre a testa: quanto mais idade menos franja.

Tipos de franja
Cheia: começa no meio da cabeça e conta com muitos fios, formando uma camada que esconde completamente a testa. Desestruturada: franja longa e desfiada, que pode ser usada tanto na diagonal quanto dividida ao meio.
Falsa: poucos fios, que podem dar equilíbrio aos traços do rosto sem tanta definição de franja Desfiada: em todos os formatos, os fios podem ser desfiados. Isso suaviza o movimento das franjas.

Bom gentem espero que tenham gostado e, porque não se arriscar!


2 comentários:

Thays França disse...

Acredita que eu já usei franja quando criança e eu odiava pq eu tinha cabelo enrolado!!!!!

Carla Pianissola disse...

oiiiiiiiiiii
sou a Carla
adorei a sua franja
perfeita e deixa vc muito sexy
como fasso uma igual, sem um
profissional
eu mesma quero corta
ahh meu rosto é ovado
bj
xau!!!!!!!!!